segunda-feira, 2 de abril de 2007

Compulsões

Sempre visito vários blogs das minhas colegas que também brigam com a balança. Uma das coisas que vejo recorrentemente são os ataques de fome. Aquela hora que vc come 3, 4 coisas que não devia em grande quantidade e depois bate aquela sensação de desespero, um arrependimento mortal..

Pra quem já leu alguns posts anteriores aqui no meu blog sabe que eu como porcaria direto. Nem sempre foi assim.

Fui magricela até os 11 anos, época em que entrei na aborrescência e virei mocinha. Aí por algum desastre genético (mentira, eu era sedentária mesmo) comecei a engordar. Cheguei no maior peso da minha vida, 71 kg mais ou menos aos 13 anos. Meu IMC era 26. De repente, nesse dia que vi que tinha chegado nesse peso, me sentindo uma bola perto das colegas magricelas, resolvi comer menos. De manhã, em vez de pão francês comia granola com leite. Almoçava salada, bife, etc. e comia granola de novo à tarde. A noite comia pouquinho.

Uma ou duas semanas depois me pesei e tcharam! 68,5!! Esse momento foi bem emblemático na minha vida pois foi a hora que percebi que tinha controle sobre meu peso, sobre meu corpo. E isso ia me atormentar pelo resto da adolescência. =/

Continuei com meu regime, sem comer nenhuma porcaria. Só coisas saudáveis, lights e etc. Cheguei aos 62 quilos. Estava muito bem, todos elogiavam.

Aí o começo do fim foi o mesmo de muitas outras vezes em que perdi peso: um belo dia, começo a pensar em porcarias. Batata frita, chocolate, biscoito... aí penso, mmm preciso comer!!! Vou no supermercado, padaria ou vendinha mais próximo e compro um pacote de cada coisa. Volto pra casa, me escondo no meu quarto e como quase tudo que comprei. Não é um chocolatinho a mais nao... é coisa de sei lá, 3000 calorias de uma vez só. Uma coisa absurda, que um magro normal jamais conseguiria comer. Aí aquela sensação de fracasso gigantesca no dia seguinte... e pronto, não consigo mais voltar a manter o regime. Aí engordei uns 8 quilos. Gorda de novo. que frustrante.

Não satisfeita com essa tentativa frustrada - aborrescente é assim mesmo, não aprende - um pouco depois resolvi emagrecer de novo. Comia nada, ou quase nada. Não comia porcarias nunca, e tinha umas metas sem propósito, tipo 8 quilos em um mês. Sempre pensava, "ah, mes que vem vou estar uma gostosa" e queria secar por algum motivo besta, tipo uma festa, ou uma viagem. Ficava uma semana, duas comendo quantidades ridículas (600 - 800 cals por dia), depois tinha um ataque de compulsao, comia um milhao de calorias. Aí ficava uns dias assim, e depois voltava pra dieta de fome. Consegui chegar aos 59 quilos - na época meu peso mais baixo de todos! Tava bem fininha, todo mundo elogiava de novo, e eu achava que ainda tava gorda - ué, se a moça da revista tem a minha altura e pesa 52, porque eu não posso??? E continuava fazendo regimes de fome alternados com dias compulsivos até que um dia nao sai dos dias compulsivos mais. E engordei de novo. Fiquei tentando emagrecer com dietas ridículas até o fim da adolescência. Fiz a dieta da usp, que fez com que nunca mais conseguisse comer presunto puro, nem blanquet de peru. Fiz dieta da sopa, que nao consegui manter nem por poucos dias. Tentei ficar sem comer um dia inteiro. Não dá, fico com muito sono! Pra vcs terem uma idéia do meu comportamento ridículo, teve uma vez que eu fiz o seguinte raciocínio (e realizei ele algumas vezes): na revista fala que posso comer 1200 calorias por dia. 100g de bolacha wafer tem 500 calorias. Um pacote inteiro tem 1000. Isso quer dizer que se eu aguentar até o fim da tarde sem comer nada, depois posso jantar um pacote inteiro de wafer e ainda emagrecer!! AFEEEEE!!! QUE RIDÍCULO!! Não sei como não tive alguma doença de desnutrição. E fazia isso com uma certa frequência.

E depois um pouco mais velha, já com uns 20 anos consegui emagrecer mais uma vez - dessa vez já tinha sacado que comer pouco, ou comer uma coisa só não vinga. E fiz uma dieta anotando tudo que comia. Dava em torno de 1400 - 1500 calorias por dia, e no fim de semana era liberado, eu comia em torno de 2000 - 2500 cals. Assim conseguia perder 2 quilos por mês. Comia de tudo. Até porcarias as vezes. Só que conforme a dieta foi indo, cheguei aos 58 quilos, que é bem pouco pra mim. E o corpo começa a negar fogo.. quer ficar com aquele peso. E por algum motivo ridículo eu tinha colocado na minha cabeça que tinha que pesar 55. TINHA QUE PESAR 55! DE QQ MANEIRA!! Comecei a fazer um regime mais restritivo (academia e exercícios que é bom, nada!) e perdia peso. Cheguei aos 56 quilos - de roupa - tava um palitão! Eu falava no trabalho que fazia regime e o pessoal de lá dizia que era onda minha, achava que eu tava zoando - pq essa magrela faria regime???

É claro que manter essa alimentação e esse peso sem fazer exercícios não era possível. Tive uma mudança de trabalho, de rotina por opção minha e nessa mudança não consegui manter o padrão alimentar absurdo que tinha inventado pra mim. E começo a ver os quilinhos voltando, lentamente. Pelo menos dessa vez foi lentamente!! Hahahaha. Cheguei aos 67 uns 2 anos depois. No começo desse ano, sem querer comecei a perder peso. Cheguei aos 65.. aí comecei a andar e tal, e agora estou com esse peso aí da barrinha.

Minha meta agora é antes de tudo MANTER OS EXERCÍCIOS FÍSICOS. Correr me dá mais disposição e alegria. Provavelmente me dá mais saúde. Meu IMC é 23,3 o que quer dizer que NÃO sou gorda, por mais que meu cérebro anorético me diga que sou.
Quero perder mais esses 3 quilos sem fazer restrições alimentares. E me dou 2007 inteiro pra perdê-los, com muita calma.

Por isso sempre vou dizer aqui que como coxinha, chocolate, biscoito, sorvete. Mas também como alface, agrião, abobrinha, cenoura, feijão, sucos, melancia e coisas saudáveis. E não acontecem mais as compulsões - eu sei que posso comer UM chocolate a hora que eu quiser, então nao preciso comer uma barra. Nem 10 coxinhas, nem 2l de sorvete. Aliás, a idéia é TODO dia comer uma porcariazinha. E posso dizer que acho que é o melhor caminho. Pelo menos pra mim.

2 comentários:

Mih disse...

É.. a única coisa que não pode é desistir né? Só tentar controlar a ansiedade e pegar firme q logo acho que o peso abaixa msm.. ;)

bjos

Fran. disse...

Oláá
tudo boom?!
encontrei seu blog ...no "meu emagrecimento"....
Estou nessa mesma lutaa...
Por isso hoje fiz um blog..onde pretendo conseguir aliados que passam trocar ideias,dicas,desabafos e auxilio....

Acabei de ver seu blog...Fazia muuuitoo isso...comprar varias coisas...e comer tudo escondido..depois a sensação de chjegar perto da turma era horrivel..imaginava o q cada um pensava de mim(concerteza era tudo negativo).

Acho que isso que você passou...2 simples palavras ajudava ..Meio termo...
Nessa guerra contra o peso...quase sempre acabamos pendendo ele...


=/
Mas da para repupera-lo...com amigos que sempre stam do seu lado te dando conselhos,famíliares,blogueiros ou até um nuticionista ou um piscologo...=]

Tudo d bom para você
beijos
;**

(passe em meu blog)