sexta-feira, 13 de abril de 2007

Remédios

Estava eu fazendo minha peregrinação diária por blogs de dieta e emagrecimento, quando notei vários posts relacionados a remédios pra emagrecer receitados por endócrinos.Tenho também meu causo com remédios pra contar.

A história se passa lá por1997, o mesmo ano em que a nave Cassini decolou da terra em direção a Saturno, e em que ocorreu a operalização do Siscomex incentivando o comércio exterior brasileiro.Como sempre, a redonda aqui insatifeita com seu peso, peregrinava pelo guia da UNIMED em busca de mais um guru da auto-ajuda gordurótica para lhe ajudar a encontrar um caminho em meio a tantas delícias ultra-calóricas. Leia-se ENDOCRINOLOGISTA.

Sem querer divagar, mas já divagando, penso que muitas de nós já passaram por esse processo. Visitar TODOS os médicos do guia do convênio, não porque o primeiro fosse ruim, mas porque na verdade não queremos ajuda pra perder peso, queremos um SANTO MILAGRE DA VIRGEM MARIA DA EMAGRESSESSÃO (aleluia!) que nos deixe igual à Cicarelli sem mover um músculo. E comendo coxinha.

Voltando ao assunto principal, fui com uma amiga minha, que tinha o mesmo convênio, pra esse médico X (não, não estou omitindo o nome dele por questões legais - é porque faz muito tempo e não me lembro, oras!) Marcamos uma consulta e fomos juntas, alegres e serelepes (e adolescentes - eu vivia o primor de meus 16 anos).


Agora pra deixar ainda mais clara e mais chocante essa história, preciso revelar alguns números. Tenho 1,65m de altura - às vezes 1,66, depende se estou triste ou feliz - e na época, estava pesando redondos 67 quilos. Isso! 67! Fui ao endocrinologista com um IMC de 24,6 - ou seja - saudável, ainda que no limiar do sobrepeso. E ainda digo que minha amiga, com mais ou menos 1,60 de altura, um pouco mais talvez, pesava uns 60 e poucos quilos. Também saudável, certamente.

Chegamos lá, entramos na salinha dele, medimos, pesamos. Papeamos um pouquinho. Ele nos deu um papel com um regime (provavelmente um regime de 1200 calorias básico, não lembro). Até aí, nada diferente do que o que tinha passado com os outros Endócrinos - nenhum me pediu nem um exame de sangue.Ele manda a gente seguir a dieta, marcar retorno pra daqui a um mês e adeus.

Bom, vamos pra casa, meio empolgadas, querendo seguir a dieta e tal, como todo primeiro dia, vai bem. Aí segundo terceiro, quarto, a coisa vai piorando e não consigo mais seguir tão certinho... claro que era muito mais difícil pq eu nunca fui afeita aos exercícios físicos e o médico nem mandou fazer nada nesse sentido. Enfim, não segui muito bem a dieta.

Voltamos lá um mês depois, e obviamente, emagreci só 600g. Veja bem que eu não engordei mais - eu tinha emagrecido! Pouco, mas emagreci. Minha amiga também.Deu uma bronca básica em nós duas, que não fizemos direito a dieta, e tal, e depois perguntou: "Vcs querem tomar remédios pra ajudar?"Achei estranho, pois nenhum dos médicos anteriores tinha mencionado isso, e eu também nem estava esperando que oferecesse. Falei "Bem.. não sei.. se você acha que sim...". Ao que ele respondeu: "Ok, vou passar então uma fórmula pra vcs aqui, não muito forte, pra ser tomada X vezes ao dia."E não é que passou mesmo???

O princípio ativo principal era a fenfluramina (que inclusive foi abandonada por causa dos efeitos colaterais fortes no sistema circulatório entre outros!!) e tinha outras coisas mas nao sei o que. Fomos lá, fizemos o remédio e tomei por umas duas semanas. Não senti emagrecimento nenhum. Continuava comendo, sem fazer exercícios, do mesmo jeito. Parei de tomar o remédio (ainda bem né!!). Parei também de ir nesse médico - mesmo novinha eu saquei que o cara era um carniceiro sem noção.

Por isso meninas, tem que ter bom senso mesmo. Um médico decente jamais teria incentivado duas adolescentes NORMAIS a tomar remédio. Ele teria que ter tentado outros caminhos, cobrar que a gente fizesse exercícios, comesse menos, pelo menos por alguns meses. E mesmo que não emagrecessemos, se conseguissemos manter o peso já seria ótimo, pois nosso IMC estava dentro do saudável. E mesmo visualmente, não éramos gordas, só cheinhas.

Depois disso fiquei meio ressabiada de endócrinos - vou agora só pra ver coisas de endócrino mesmo, checar os hormônios e tal. Emagrecer é coisa que a gente faz "sozinha". Quero dizer que é um processo que depende 99% da nossa vontade de mudar o estilo de vida, e mesmo pros que estão numa situação pior, mais obesos e tal e podem precisar de um remédio como coadjuvante no emagrecimento tem que ter consciência de que uma hora vc tem que parar de tomar! E aí José? Se vc não aprendeu a comer, não gosta de salada, não faz exercícios... vai engordar de novo mesmo. Já vi muitos exemplos disso por aí.

Depois desse episódio fiquei ressabiada dos remédios, mas tive alguns lapsos. Tomei efedrina uns anos atrás quando comecei a emagrecer de novo, mas foram só por alguns meses, e depois continuei emagrecendo sozinha. Tomei fenfroporex uns dias, mas nem achei nada de mais. Não me fez perder peso. E tentei tomar efedrina de novo recentemente, mas comprei um bagulho mais forte e com muita cafeína e me faz passar muuuuuiiito mal mesmo quando tomo só metade! Palpitação, falta de concentração, ansiedade! Mas o lado bom é que tira a fome mesmo. Total.

Aí agora não tomo nada. Só chá-verde, coca light, cafezinho.. hahahahhaa!

Encerrando o post, ontem tive uma onda de fome agressiva, comi um pouco de muita coisa diferente. Estranho. Hoje já passou. Vou correr mais tarde UEEBAAA! To pensando em participar de alguma dessas corridas de rua. Mas tem que ser curta, nada de São Silvestre!!! Haha!

Nenhum comentário: